A Cruz de fogo - Parte 1 - Resenha

13 abril 2017 |
A Cruz de fogo, Outlander, Diana Gabaldon
A Cruz de fogo
Livro 5
Parte 1
Diana Gabaldon

Resenha: Mais uma vez embarcando nesta viagem no tempo, estaremos na Carolina do Norte, em 1770/1771.

Um período muito delicado da história pois precede a uma guerra, que Claire, Brianna e Roger tem ciência sobre seus acontecimentos.
Jamie e Claire já sabem que é impossível mudar a história, mesmo tendo um conhecimento prévio, então, eles não cometerão novamente este erro.

"A guerra viria, e eu não podia impedir". Pag. 34
Não sei se a intenção da autora foi esta, mas, o livro 5 da saga Outlander, parece um presente especial aos fanáticos por esta série. Diana Gabaldon nos presenteia com um livro que está numa fase de transição, uma fase calma, então, em boa parte desta leitura vamos acompanhar o dia a dia, a rotina dos nossos queridos personagens.

Apesar de eles estarem nas Colônias, todo o orgulho e cultura das Highlands será amplamente exaltado.
O foco das 720 páginas estará ligado à amizade, família, honra e gratidão.

"...Assim como a água reflete o rosto, o coração reflete o homem. E a lei da coragem era a que ele seguia havia mais tempo." Pag. 367
No livro anterior foi dado bastante ênfase ao casal Brianna e Roger, já neste, as atenções voltam-se novamente ao casal original.
Haverá muitos momentos românticos entre Jamie e Claire, mostrando que quando há amor, não há idade para demonstração de carinho, afeto e desejo, vale salientar que Claire já passou dos 50 anos e Jamie está quase lá (e ainda lindo e maravilhoso!💜).
Mas Claire é uma diva e mesmo cinquentona ainda arrasa corações por onde passa.

"Ele não tinha medo de morrer com ela, queimado ou de qualquer outro modo - mas de viver sem ela." Pag. 217
"Nosso amor era sempre risco e promessa - se ele tinha a minha vida em suas mãos quando se deitava comigo, eu tinha a sua alma, e sabia disso". Pag. 244


A Cruz de fogo, Outlander, Diana Gabaldon

Diana Gabaldon usou as primeiras 218 páginas para narrar somente 1 dia na vida dos personagens em A Cruz de fogo, e nem por isso a leitura tornou-se enfadonha. E foi nestas primeiras páginas que senti que se tratava de um presente, pois qual fã não gostaria de passar um dia inteiro com seu ídolo, vivendo detalhe por detalhe? E foi isto que pudemos vivenciar, e para minha surpresa em muitos outros momentos do livro a dinâmica foi esta, sentir o cotidiano de cada personagem.

A autora costuma usar um recurso que adoro demais, são cartas escritas pelos personagens, geralmente por Jamie, mas desta vez tivemos carta de John Grey também. Estas cartas são muito pessoais e traduzem sentimentos e intenções que nem sempre estão presente nas ações dos personagens.
A parte que Jamie compara a porca branca com Brianna é ótima! Então, prestem atenção na porca branca, ok?


A Cruz de fogo, Outlander, Diana Gabaldon

Fica claro que A Cruz de fogo, parte 1 é um "esquenta" para o próximo livro, que deve vir com muito mais ação e dinamismo, quem sabe chegando à guerra propriamente dita. Ainda neste livro um fantasma do passado, não tão distante, surge muito rapidamente, deixando claro que sua participação ainda não acabou...Stephen Bonnet.

"Minha nossa, por que o passado não pode nos deixar em paz mesmo depois de termos feito as pazes com ele?" Pag. 595
Então, aguardemos A Cruz de fogo, parte 2, que será lançado no mês de Maio.

Confira as resenhas dos livros anteriores:


Título: A Cruz de fogo - livro 5 - parte 1
Autora: Diana Gabaldon
Páginas: 720
Assunto: Viagem no tempo/Ficção histórica/Ficção americana


Sinopse: AQUI










4 comentários:

piteis da dinha disse...

Oi Neli, bt!
Pela resenha parece um ótimo livro. Gostei da dica!
Bjsss

Adriana Balreira disse...

Todos falam super bem dessa série. E gostei de saber da idade do casal, bem diferente dos livros que vimos por aí. E que livro!! São muitas páginas né! E vi que ela usou uma caracteristica bem do Leon Tolstoi que gosta de relatar um várias páginas um só dia do personagem.
Gostei!
Beijos
Adriana

Irene Moreira disse...

Oi Neli,
Realmente essa série é de desmanchar corações. Estou atrasada com sua leitura e agora é que conclui o livro 2 parte 2 O Regaste no Mar. Lendo sua resenha fiquei ansiosa para chegar logo no 5 e pode receber esse presente de acompanhar o dia a dia de Jamie e Claire.
Preciso concluir as resenhas e estar em dia.
Em novembro teremos a 3ª Temporada da Série que é muito bom ver depois de ler o livro.
Foi bom saber que curte essa série que agora vou me animar em ser mais assídua na leitura.

Uma ótima semana.
Beijinhos

Carolinavga disse...

Oi Neli.
Ótima resenha.
Outlander é uma série maravilhosa, foi incrível acompanhar essa etapa na vida de Jamie e Claire e me encantei mais ainda com Roger e Brianna e Jemmy. Apesar do clima bem doméstico desse volume, há uma tensão que precede a guerra não é mesmo? Estou ansiosa para conferir o que vai acontecer na parte 2. :)

Beijos
http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br

 
Caprichos by Neli © - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Onze Web.