As Cordas mágicas - Resenha


As cordas mágicas, Mitch Albom
As cordas mágicas
Mitch Albom


Sinopse: Francisco Presto nasceu numa pequena cidade da Espanha em plena guerra civil. Com a infância marcada por tragédias, Frankie se torna pupilo de um professor de música cego, que se dedica a lhe ensinar tudo o que sabe.
Ao completar 9 anos, ele foge para os Estados Unidos carregando consigo apenas seus bens mais preciosos: um violão e seis cordas mágicas.

Com um talento fora do comum para tocar e cantar, Frankie rapidamente alcança o estrelato e influencia o cenário musical do século XX, apresentando-se ao lado de nomes consagrados como Elvis Presley e Little Richards.

No entanto, seu dom se transforma em um terrível fardo quando ele percebe que pode afetar o futuro das pessoas: uma corda de seu violão fica azul cada vez que uma vida é alterada.
No auge do sucesso, assombrado por seus erros e por seu estranho poder, Frankie sai de cena por anos, apenas para ressurgir para um espetacular e misterioso adeus.

Resenha: 
Por que eu quis ler este livro?
Por pura curiosidade. 
A sinopse me conquistou, ainda tinha o fato de misturar ficção com realidade, tipo Forrest Gump. 
Não sabia o que esperar, mas eu tinha que matar a minha curiosidade.

Este livro já começa no funeral de Frankie Presto...calma não é spoiler, é a primeira frase do livro..."Vim buscar meu prêmio. Ele está ali dentro do caixão." 
O livro é narrado em 3ª pessoa. 
E quem é esta 3ª pessoa?
A Música. Sim, As cordas mágicas é contada pela Música.

"Eu tenho o poder de fazer você recordar-se das coisas. Absorvo suas memórias; quando me ouve, você revive as lembranças. Uma primeira dança. Um casamento. A canção que tocava quando você recebeu uma grande notícia. Nenhum outro talento proporciona uma trilha sonora para a sua vida. Sou a Música. Marco o tempo." Pag. 261

Mais um ponto positivo para este maravilhoso livro, pois a partir desta ilustre narradora tudo se torna mais poético, mesmo nos trechos mais tristes e sinistros ela sempre deixa uma pitada de graça.
Nesta ficção não teremos uma história rigorosamente linear, mas seremos apresentados ao início, meio e fim da vida de Frankie Presto de uma maneira bem fácil de entender.

Acompanharemos o nascimento de Frankie, inclusive um período anterior a este fato, o despertar de seu talento musical no violão, sua infância relativamente tranquila até os 9 anos, quando é mandado para a América em virtude da guerra civil espanhola. A partir dai ele vai enfrentar tantas adversidades, muita gente irá ajudá-lo, mas nem por isto ele será poupado das dificuldades apresentadas pela vida.

Frankie vai conhecer o amor ainda na infância e este amor será maior do que aquele que sente pela música, um amor que o acompanhará, de um jeito ou de outro, pela vida toda, muito lindo.

"Mas eu vi outra coisa. Vi um garoto quase curvando as cordas na direção de uma garota. Foi a primeira vez que Frankie Presto tentou oferecer sua música para outra pessoa.
E foi assim que eu soube que ele estava apaixonado." Pag. 74

Como é narrado em 3ª pessoa, a Música nos poupa de detalhes mundanos e práticos e nos deixa com as partes que realmente importam.
Se prepare, pois há alguns detalhes misteriosos no decorrer da trama, que serão esclarecidos em seu devido tempo.

No funeral é muito mencionado a forma que ele morreu, mas sem revelar o final propriamente dito, está ai outro ponto que nos leva a seguir em frente para descobrir o que realmente aconteceu.

As cordas mágicas, Mitch Albom

Haverá inúmeros relatos de músicos e outras pessoas que passaram pela vida deste talentoso violonista, revelando detalhes de sua trajetória musical, de sua vida particular e sua personalidade. 
Vamos nos deparar com relatos de muita gente famosa, mesmo que tenham o auge de sua notoriedade no meio do século passado, e foi uma grata surpresa o relato de Paul Stanley, guitarrista, vocalista, fundador e líder do grupo Kiss e uma rápida menção a Jon Bon Jovi 💗

Mitch Albom põe em As cordas mágicas muita poesia em forma de narrativa, afinal, é o ponto de vista da Música. Trata-se de uma leitura fluída, fácil de entender, com passagens emocionantes.
O cenário é bem diversificado, vamos estar com Frankie em vários países e em várias cidades americanas.

Fui levada a este livro pela curiosidade e termino a leitura encantada com o rumo que a música deu a Francisco de Asís Pacual Presto, ou simplesmente, Frankie Presto.

Capa gringa, acho a capa brasileira bem mais bonita e criativa, além de ter um toque aveludado (soft touch).

Título: As cordas mágicas
Autor: Mitch Albom
Páginas: 352
Assunto: Ficção americana/romance











Beijos!!

4 comentários:

Fabulônica postou o comentário número:

Nossa que lindas as letras utilizadas nesta capa :)
Sua foto ficou top, adorei!
Beijos,
Juliana.
Fabulônica
Fanpage
Instagram

Greice Blogando Livros postou o comentário número:

Estou amando este livro. É uma emoção em cada página e a gente entra em um mundo da música passada. É demais e quero ver como vai ser o final dele.

Beijos,

Greice Negrini

Blogando Livros
www.blogandolivros.com

Maristela G Rezende postou o comentário número:

Essa é a segunda resenha que leio sobre o livro e fiquei encantada. A capa me chamou a atenção e a sinopse me deixou mais curiosa ainda sobre ele. Misturar musica, romance, aventura e magia num mesmo romance é tudo de bom. Parabéns pela resenha.

Francisca Elizabete postou o comentário número:

Que livro fascinante!! A vida desde cedo foi muito cruel com Frankie Presto, mas tudo nesta vida é um aprendizado e ninguém pode passar por aquilo que nós temos que passar!! Mas podemos ver que ele conseguiu mudar seu destino, e a vida de algumas pessoas através da música!! Este livro parece ser uma viagem e tanto para os fãs de uma boa música!! A capa com certeza faz jus ao enredo!! Já quero ler!!