O Feiticeiro de Terramar - Resenha


O Feiticeiro de Terramar, Ursula K. Le Guin
O Feiticeiro de Terramar
Ursula K. Le Guin

Resenha: O que primeiro me chamou a atenção neste livro é que ele foi lançado em 1968, ou seja, ele é precursor de muito livro de fantasia que lemos e admiramos hoje em dia.
Depois, é um livro escrito por uma mulher...na década de 60. Para a geração acostumada com J. K. Rowling e seus bruxos, pode não parecer grande coisa, mas é.

A autora traz a infância e juventude daquele que se tornaria o maior mago de Terramar e antes que ele se tornasse uma lenda, passou por dificuldades em decorrência de seu orgulho e sua arrogância.

Ged ou Gavião, como era popularmente conhecido, sabia que tinha facilidade para o dom da magia, todos que conviveram com ele sabiam que ele era acima da média. 
Um dia Ogion, um mago da ilha de Gont, pegou Gavião sob sua tutela, para ser seu mestre. Por um tempo isto bastou para Gavião, mas, no fundo, ele queria mais e acabou indo estudar magia na ilha de Roke, famosa por ser uma escola formadora de grandes magos.

" - Para ouvir, deve-se estar calado." Pag. 26


O Feiticeiro de Terramar, Ursula K. Le Guin


E foi na ilha de Roke, junto a outros tantos jovens aspirantes a mago, que a arrogância e a soberba foram mais fortes do que a humildade e acabaram vencendo Gavião.
Numa demonstração de poder, ele acabou libertando uma criatura maligna do mundo dos mortos.

Depois disso, Gavião nunca mais teve paz. Seus poderes já não eram os mesmos, sua facilidade de aprendizado não se sobressaia.
Mas ele se formou mago e ao sair da ilha que tanto lhe ensinou, percorreu o mundo, ou fugindo da sombra que o perseguia ou tentando caça-la.

O Feiticeiro de Terramar, vai nos levar a inúmeras ilhas, a povos distantes e distintos um do outro, com suas culturas singulares.
O enredo fala de magia, mas na verdade trata de orgulho, humildade, amizade e sobre o que temos de mais sombrio dentro de cada um de nós.

O Feiticeiro de Terramar, Ursula K. Le Guin
Título: O Feiticeiro de Terramar
Autora: Ursula K. Le Guin
Páginas: 175
Assunto: Ficção americana/fantasia

Sinopse: AQUI.

















3 comentários:

Gracita postou o comentário número:

Boa noite Neli
Eu nem conhecia o livro mas já fiquei curiosa para conhecer o enredo completo porque a sua fabulosa resenha aguçou o meu desejo.
Beijo com afeto e um feliz domingo

Priscila Tavares postou o comentário número:

Oi Neli, eu estou louca por esse livro. Já estou até jogando um verde nos meus familiares e amigos para ver se ganho ele de natal.
Beijos
Quanto Mais Livros Melhor

Josué Medina Graneiro postou o comentário número:

Oi Neli... Então, meu primeiro post em seu blog!
Olha, não gosto muito desse gênero (deixo para a garotada)... Mas uma coisa não se pode negar: A capa é lindíssima!!!

Abração, saudades!!!