Alimentos ricos em antioxidantes e seus benefícios para a saúde



Os alimentos fontes de antioxidantes são essenciais para a manutenção de uma dieta saudável. Você certamente já sabe disso, e já leu em diversos lugares. Os famosos alimentos ricos em antioxidantes previnem doenças coronárias e efeitos do envelhecimento.
É possível, até mesmo, que alguém já tenha demonstrado o escurecimento de uma maçã cortada, demonstrando sua oxidação. Embora o efeito não ocorra tão rapidamente no corpo, ele é igualmente sério.
A oxidação gera diversas complicações, que envolvem doenças cardíacas e o favorecimento do desenvolvimento do câncer. É por isso que você encontra tanto conteúdo sobre os alimentos fontes de antioxidantes – e é por isso que você deve continuar se informando sobre o assunto!
Pesquisadores da Universidade de Oslo fizeram, recentemente, um estudos para descobrir quais alimentos são mais ricos em antioxidantes. Para realizar o estudo, eles testaram exatamente 1.113 alimentos e bebidas comuns na rotina, que podem ser consumidos ao redor do mundo.
Eles descobriram que, proporcionalmente, temperos, ervas, nozes e sementes geralmente possuem a maior quantidade do nutriente. Algumas frutas – especialmente as pequenas – também fazem parte do ranking de alimentos fontes de antioxidantes. Para quem gosta de sobremesa, alguns itens também devem agradar.
Confira os principais alimentos fontes de antioxidantes para manter em sua dieta:

Amoras
Uma xícara de amoras possui mais antioxidantes do que qualquer outra fruta, incluindo morangos, framboesas e blueberries. Além disso, estas frutas são bastante ricas em vitamina C. A mesma xícara que oferece sua dose diária de antioxidantes deve ser suficiente para suprir seu organismo com a vitamina.

Nozes
Uma porção de dez nozes (ou vinte metades, se já vierem sem casca) fornece uma dose gigantesca de antioxidantes. Adicionalmente, são livres de colesterol, e possuem baixas taxas de sal e açúcar em sua composição. Além disso, são absolutamente deliciosas. No entanto, nozes são carregadas de calorias, o que pode complicar um pouco a vida de quem está fazendo dieta para emagrecer.

Alimentos ricos em antioxidantes e seus benefícios para a saúde

Morangos

Cheios de fibras e vitamina C, os morangos também são alimentos fontes de antioxidantes em bons níveis. Uma xícara de morangos na sobremesa, por exemplo, é suficiente para fornecer sua dose diária do composto. Além disso, é uma opção deliciosa.



Alimentos ricos em antioxidantes e seus benefícios para a saúde

Alcachofra
Embora a alcachofra não seja tão comum na rotina dos brasileiros, ela pode ser encontrada na maioria das cidades. É uma opção diferente e deliciosa de vegetal que encontra-se entre os principais alimentos fontes de antioxidantes.

Alimentos ricos em antioxidantes e seus benefícios para a saúde

Cranberry
Foi-se o tempo em que o cranberry era algo exótico, só visto em filmes. Estas frutas cheias de antioxidantes podem ser encontradas em sucos, passas e em diversas outras formas em mercados e lojas especializadas.

Café
Precisando de uma desculpa para atacar mais uma xícara de café? O líquido preto está entre os alimentos fontes de antioxidantes. No entanto, não é necessário tomar grandes quantidades para aproveitar-se de seus benefícios. Uma xícara é suficiente!



Alimentos ricos em antioxidantes e seus benefícios para a saúde

Framboesa

Uma xícara de framboesa representa metade de sua necessidade diária de vitamina C. Além disso, é rica em antioxidantes. O bônus: é uma fruta deliciosa.

Alho
Se você gosta do tempero, um pouco de alho nas refeições deve fornecer uma dose rica em antioxidantes.


Alimentos ricos em antioxidantes e seus benefícios para a saúde
Noz-pecã

Em algumas regiões do Brasil, a pecã (ou pecan) é mais facilmente encontrada do que outros tipos de nozes. Aproveite o alimento e adicione-o em sua dieta para usufruir também de benefícios para o coração e redução do colesterol ruim. Lembre-se, no entanto, que nozes são cheias de calorias.



*Este é um guest post escrito por Raiane Gonoli.

Beijos!!

4 comentários:

Bell postou o comentário número:

No dia a dia tomo mais café e consumo alho no arroz e em outros alimentos.

bjokas =)

piteis da dinha postou o comentário número:

Oi Neli!
Amei seu post!
Estou pensando seriamente em cuidar melhor da minha saúde. Ando tão relaxada nesse assunto kk
Bjsss amiga

Roselia Bezerra postou o comentário número:

Boa noite, querida Nely!
Gosto de todos... muito bons!
Bjm muito fraterno

Jô Turquezza postou o comentário número:

Adoro tudo isso! Mas o precinho .......
Um pouquinho de cada vez.
joturquezzamundial
Beijos.