Os Tambores do Outono - Parte 1 - Resenha

28 abril 2016 |

Os Tambores do Outono
Diana Gabaldon
Livro 4
Parte I


Resenha: Depois de terem partido da Jamaica, Jamie e Claire resolvem procurar uma tia de Jamie que tem uma grande propriedade em Cross Creek, na Carolina do Norte. É lógico que até chegarem lá, eles enfrentam algumas dificuldades, mas muito diferente de índios selvagens e animais desconhecidos, como Jamie imaginava, os problemas são os decorrentes de cidades civilizadas da época.

Ao chegarem na casa de tia Jocasta, eles voltam a ter contato com o conforto, comida farta, empregados, no caso, escravos, mas também enfrentam certas exigências por fazerem parte de uma família influente na região.

Jocasta, uma viúva sem filhos, quer tornar Jamie seu sucessor, mas ele e Claire ficam receosos com o tamanho da responsabilidade. Mas há outra alternativa, o Governador ofereceu a Jamie uma extensão de terras para que ele se estabelecesse, trouxesse famílias escocesas que ajudassem no desbravamento e desenvolvimento da região.

O casal, tentando salvar uma escrava de um fim trágico, parte para regiões mais longínquas. Na volta encontram o local perfeito para se assentar, local que será conhecido como a Cordilheira dos Fraser.
Bem, numa síntese bem simples, é nisto que se resume Os Tambores do Outono - Parte I.
Só isto?
Mas o livro tem 569 páginas!




É aí que entra toda a maestria e criatividade de Diana Gabaldon, esta mulher tem o poder da escrita, sua narrativa é riquíssima. Tudo e todos são bem detalhados, os aromas são descritos com uma precisão que é quase possível sentir os cheiros. A fauna e, principalmente a flora local são retratados com muito realismo, afinal, a autora é formada em Zoologia, Biologia Marinha e Ecologia.

Quanto aos personagens secundários mais relevantes, teremos Ian, Duncan, Fergus, Jocasta, Brianna, Roger, John Grey e William.
Ian, sobrinho de Jamie, parece ter ficado definitivamente com eles, um jovem com seus 15 anos que dá sempre um tom alegre e bem humorado com sua presença.
Duncan, amigo de Jamie, e Fergus não tem muita participação mas reforçam a ideia de líder e homem carismático que Jamie representa.

Alguns poucos capítulos são narrados nos anos de 1969 a 1971, podemos ver o desenvolvimento do romance de Brianna e Roger e uma revelação extremamente significante.
E nos capítulos finais, Diana Gabaldon desenterra personagens que eu não imaginava que viessem à tona.
Personagens secundários, mas de grande relevância, John Grey, que nutre uma paixão por Jamie, e William, filho de Jamie.

É um pouco depois disto que o livro acaba.
Sim, acaba de forma meio abrupta, pois há a parte 2, lembrando que os livros foram divididos por causa do número de páginas, então, não há necessidade de deixar um gancho, já que o próximo livro complementará este.

Mesmo após duas décadas, Jamie e Claire continuam apaixonados, ela sempre o descreve de forma poética, ainda que vivam num ambiente rústico e hostil. Jamie, apesar de tantas dificuldades, continua sendo íntegro, um homem de valor, conforme é mencionado no livro.

"Um escocês das Terras Altas com a vestimenta completa é uma visão muito impressionante, por mais velho ou por mais desagradável que sua aparência fosse. Um escocês alto, de corpo esguio e nem um pouco desagradável na aparência no auge de sua vida é de tirar o fôlego". Pag. 241

"Mas mesmo cansado e ferido, Jamie era formidável. Costas retas e ombros largos, com olhos puxados que refletiam o fogo em um brilho tão azul quanto o centro da chama". Pag. 324

A autora é bem didática na organização e apresentação, pois o livro é dividido em partes, são 7 no total e os capítulos não numerados e possuem títulos e alguns tem até local e data, ou seja, a obra é grande, porém não tem como se perder, é muito fácil se localizar com relação a local, data e espaço no tempo.
É uma narrativa emocionante em boa parte da obra. Em outras partes, é muito surpreendente, a autora tem o dom de nos deixar com o "coração na mão", se prepare pois a qualquer momento uma acontecimento irá te arrebatar.


Leia as resenhas dos livros anteriores:



Título: Outlander - Os Tambores do Outono - parte I
Autora: Diana Gabaldon
Páginas: 569
Assunto: Viagem no tempo/Ficção histórica/Ficção americana

Sinopse: AQUI

Baixe um trecho do livro









Beijos!!


7 comentários:

Helena disse...

Olá, Neli!

Adorei a resenha!
Sério, o número de páginas dos livros dessa série intimidam, mas as suas resenhas, como sempre,emocionam demais e me fazem ficar cada vez mais interessada!!!
Bjs!!!

Greice Blogando Livros disse...

OI Neli, nem preciso dizer que já vou pedir o segundo livro em maio né. Terminou de forma bem simples este livro e agora quero saber o que vai acontecer com o filho do Jamie. Espero ter boas notícias!

Beijos,

Greice Negrini

Blogando Livros
www.amigasemulheres.com

piteis da dinha disse...

Oi Neli!
Quando saio daqui vou com a promessa de voltar a me dedicar a leitura, coisa que eu amo, mas o tempo fica apertado demais e eu cada vez mais curiosa com as suas resenhas.
Tenho que me reprogramar com certeza!
Bjssss amiga e um belo FDS p/vcs

Alessandra Salvia disse...

Oi Neli!
Confesso que não li na integra com medo de spoilers, mas queria ver se a qualidade estava se mantendo e pelo visto sim!
Estou doida para ler mais e mais Outlander, estou no 'Resgate no Mar - Parte 2' e já vou pedir para a Arqueiro o 'Tambores do Outono - Parte 1'. <3
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

Pepa disse...

Hummmm, essa resenha muito me interessou...
Acredita que peguei 3 livros na biblioteca e não consegui ler ? É meio pesado no quesito crimes a serem desvendados... e estamos vivendo uns dias também tão difíceis, que larguei pra lá, rsrsrsrs
Tô afim de romances bem água com açúcar pra desopiliar... vc me indica algum ?
Esse que vc resenhou me encheu os olhos...

Bjus 1000 querida

Creuza Moura disse...

Ola Nely. A Claire. Viaja no tempo e eu parei no tempo. O segundo livro (a libelula no ambar) ainda esta na minha pilha da fila de espera, hehe.
Estou acompanhando a série que e belissima mas ainda acho o livro melhor. Sempre.
Obrigada por compartilhar a novidade
Bjs

Pausa Para Pitacos disse...

Oi Neli!
Eu morro de vontade de ler essa série, mas o tamanho dela me afasta um pouco (por enquanto). Não por medo em si, rs. É que eu tô com um monte de séries pra terminar e nada de conseguir. Inclusive, umas é imensa - A Irmandade da Adaga Negra. E sua resenha me deixou com mais vontade ainda de embarcar em mais uma série imensa! Rs...
Eu adorei o seu blog, viu.
É a minha primeira vez aqui! Adoraria receber a sua visita tb!
Estou te seguindo!

Beijos!
Fabi Carvalhais
Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA | Promoção PQ SIM!

 
Caprichos by Neli © - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Onze Web.