Como adquirir o gosto pela leitura?


Gostar de ler, livros, leitura

Este post é direcionado ao adulto que quer "pegar gosto" pelos livros.
Você se encaixa nesta categoria?
Então, vou dar algumas dicas, mas saiba você, que não gosta muito de ler, que o hábito da leitura é da mesma natureza do hábito de praticar atividade física, requer paciência, persistência e prática regular.


Gostar de ler, livros, leitura
Comece devagar
A princípio, reserve alguns minutos do seu dia, 15 ou 30 minutos, ou estabeleça metas de "X" páginas ou "X" capítulos por dia. 
E vá aumentando gradativamente.


Leia livros que estão na moda
Estes livros, metade da população de leitores ama, a outra metade critica e odeia, mas você estará lendo algo bem comentado e isto te deixa mais envolvido com o universo literário, te dá bagagem para conversas com quem leu também e te impulsiona para outras leituras.





Gostar de ler, livros, leitura
Descubra qual seu gosto literário
Para isto, pegue emprestado de amigos ou bibliotecas ou visite sites de livrarias e editoras, em alguns deles tem o 1º capítulo do livro disponível para ler ou baixar no seu computador, de graça. Então, vá pesquisando até descobrir qual tipo de gênero mais te agrada.

Leia livros de filmes que você assistiu
É muito interessante, você vai notar as diferenças entre a obra escrita e a obra filmada.


Gostar de ler, livros, leitura
Se não gostou de um livro, abandone
É terrível ler algo que não nos agrada, é um suplício. Então, se pegou um livro que não tá gostando, não vá até o fim, mas, dê uma chance ao pobre coitado, leia ao menos o primeiro capítulo ou as primeiras 50 ou 100 páginas.


Não pegue um livro muito grosso
O título já se explica por si só. Se você está querendo gostar de ler, não se aventure, logo de início, com uma leitura longa ou complexa demais.

Visite blogs literários e livrarias virtuais
Depois de se apaixonar pela leitura, recomendo que visite livrarias físicas também. 
Na minha cidade não tem livraria, então estou sempre vendo as novidades e promoções nas lojas virtuais, seus preços são mais em conta que nas lojas físicas.
Os blogs literários (ou os nem tão exclusivamente literários, como o meu, por exemplo) são ótimos para aguçar a nossa curiosidade, então faça visitas regulares, leia as resenhas e fique por dentro dos lançamentos.

Siga seu ritmo
Não desanime ao saber que tem gente que lê mais de 10 livros por mês (é, tem gente que lê!!), minha média é de 2 a 4 por mês, até porquê eu tenho uma vida com muitos compromissos. Então, siga o seu ritmo, leia um pouquinho por dia, sem pressa, afinal, você não está numa corrida.

Gostar de ler, livros, leitura
Quando passei a ler de forma regular eu abri mão da TV no período noturno. Vou para o meu cantinho da leitura, que é o meu quarto e não quero saber de telejornal, novela ou filme.
E vamos deixar bem claro uma coisa: existe a leitura para estudo e a leitura de entretenimento.
Se você não é um estudante do ensino médio ou um profissional da física ou química, você não vai pegar estes livros para ler, certo?
Isto vale para outros livros técnicos.
Eu, por exemplo, sou da área do Direito e só pego um livro ou artigo desta área quando necessário, fora disto, eu leio por prazer, para me distrair e divertir, então não estou preocupada com os pseudointelectuais que criticam a literatura que mais vende hoje em dia. 
A gente pode ler um livro popular, e nada impede de intercalar com clássicos da literatura nacional ou internacional.

Vai colocar algumas destas dicas em prática?
Ou todas elas?
Em pouco tempo você verá algum resultado.

Fonte das imagens: Aqui.


Veja também:






Beijos!!


2 comentários:

Adriana Balreira postou o comentário número:

Nely,
Amei as dicas que colocou aqui para o povo se animar para ler. Tem mesmo que começar aos poucos e com livros que todos gostam. Estou na mesma média que você de livros lidos em um mês, 2 a 4. Mas leio por prazer e não por obrigação. Tem dias que estou a fim só de ver TV e nem pego no livro. Outros embarco na leitura e não solto mais. Agora tem uma coisa, não largo o livro por ser ruim. Conto nos dedos os livros que abandonei ou até mesmo que não consegui ler. Geralmente eu vou até o fim e raramente não gosto dos livros. Sou muito fácil de agradar! rsrs...
Beijos
Adriana

Betty Gaeta postou o comentário número:

Oi Neli,
Adorei as dicas. Sou boa leitora, mas ás vezes perco um pouco o pique, para recomeçar, leio um livro bem fácil.
Bjs