Roleta Russa - Resenha


Roleta Russa - Jason Matthews


Livro Roleta Russa, Resenha, Editora Arqueiro
Resenha:

Roleta Russa é um livro que tem a espionagem em sua trama principal. Faz com que nos lembremos dos filmes e livros sobre a Guerra Fria , entre União Soviética e Estados Unidos, entre KGB e CIA.
Porém, nos mostra que mesmo nos tempo atuais ainda existem espiões, agentes duplos, conspirações, torturas e perseguições.

O autor, Jason Matthews, é um ex-integrante da CIA e justamente por isso nos apresenta uma leitura cheia de jargões próprios do mundo da espionagem.

Há muitas passagens e descrições sobre técnicas de perseguição, rotas de fuga e vigilância, os tipos de treinamentos nas escolas preparatórias dos agentes russos e americanos.

Livro Roleta Russa, Resenha, Editora Arqueiro
Moscou

O livro nos leva à trajetória de Nathaniel Nash, ou Nate Nash e Dominika Egorova. 
Ele, um agente da CIA de 27 anos e ela, uma agente do SVR (Serviço Secreto Russo, antiga KGB) de 25 anos, cabelos castanhos, olhos azuis.

Nate pertence a uma família de conceituados advogados, porém, não quis seguir a carreira do avô, pai e irmãos. Nate queria emoção e vencer desafios, por isso, entrou para a CIA.

Dominika era bailarina e sonhava em dançar no Bolchoi, mas, duas tragédias seguidas, mudam completamente o rumo da sua vida e ela acaba sendo recrutada pelo seu tio, Vanya Egorov, para trabalhar na SVR e posteriormente foi mandada para a Escola de Pardais, sendo treinada nas técnicas de sedução para fins de espionagem.

"...Tio, achei que fosse entrar para o serviço como agente, que seria designada a um departamento e incumbida de alguma operação de inteligência. Esse treinamento é para prostitutas, não para agente". Pag. 69.

Livro Roleta Russa, Resenha, Editora Arqueiro
Helsinki

Nate tem sob sua responsabilidade um agente duplo russo, que pertence ao alto escalão do serviço secreto. Dominika é destacada para se envolver com Nate e descobrir o nome do traidor, por sua vez, Nate tem a missão de recrutar Dominika para trabalhar para a CIA.

O clima entre os dois é sempre tenso e eles são extremamente profissionais, porém, o clima de romance está sempre no ar.
Quem será que vai quebrar as regras primeiro?

Livro Roleta Russa, Resenha, Editora Arqueiro
Atenas

Gostei muito de ler Roleta Russa, apesar da letra miúda e todos os meandros do mundo da espionagem, complicado para quem não é do meio, a leitura flui bem.
Os capítulos são longos, mas ficava muito curiosa para saber o que vinha em seguida. 
As demais personagens são bem descritas, apesar dos nomes russo não serem fáceis.
Por ser escrito por um ex-agente da CIA, ele descreve os russos como vilões, feios física e psicologicamente e os americanos como os heróis bonzinhos.

Livro Roleta Russa, Resenha, Editora Arqueiro
Narva/Ivangorod

A história se passa em diversas cidades: Moscou, Helsinki, Atenas, Washington, finalizando na fronteira da Estônia com a Rússia, nas cidades de Narva e Ivangorod, respectivamente.


Livro Roleta Russa, Resenha, Editora Arqueiro


Curiosidade do livro: todo capítulo termina com uma receita, que foi brevemente citada dentro do próprio capítulo.
Achei este detalhe bem simpático e curioso, tendo em vista que o livro é uma trama policial.

Sei que estou gostando da leitura, quando estou longe do livro e fico pensando que queria era estar no meu cantinho, com o livro nas mãos, lendo compulsivamente, e isto foi o que aconteceu com Roleta Russa.
É um livro que recomendo com certeza.

Será que vai ter continuação?
Ainda não sei.
Espero muito que sim!

Livro Roleta Russa, Resenha, Editora Arqueiro
Sinopse
Desde pequena, o sonho de Dominika Egorova era fazer parte do Bolshoi, o balé mais importante da Rússia. Após ser vítima de uma sabotagem, porém, ela vê sua promissora carreira se encerrar de forma abrupta. Logo em seguida, mais um golpe: a morte inesperada do pai, seu melhor amigo. Desnorteada, Dominika cede à pressão do tio, vice-diretor do serviço secreto da Rússia, o SVR, e entra para a organização. Pouco tempo depois, é mandada à Escola de Pardais, um instituto onde homens e mulheres aprendem técnicas de sedução para fins de espionagem. Em seus primeiros meses como pardal, ela recebe uma importante missão: conquistar o americano Nathaniel Nash, um jovem agente da CIA, responsável por um dos mais influentes informantes russos que a agência já teve. O objetivo é fazê-lo revelar a identidade do traidor, que pertence ao alto escalão do SVR. Logo Dominika e Nate entram num duelo de inteligência e táticas operacionais, apimentado pela atração irresistível que sentem um pelo outro. 

Título: Roleta Russa
Autor: Jason Matthews
Páginas: 432
Ficção policial americana

Beijos!!


2 comentários:

Jussara Silva postou o comentário número:

Oi Neli.
Além da história parecer ser bem interessante, gostei do detalhe das receitas. Rsrs.
Bom fim de semana, bjos.

Caminhando na Arte
Facebook
Google+

Lia Gloria postou o comentário número:

Gostei da trama, e gostei ainda mais dessa sacada de colocar as receitas no fim dos capítulos. Muito original!

Vou anotar tua indicação. No momento, estou lendo (qdo dá), A costureira e o Cangaceiro, e recomendo. Estou amando!

bjs