Dicas para organizar melhor o seu tempo

29 março 2014 |

Tempo, um artigo de luxo e que não está à venda.
Os dias parecem que estão cada vez mais curtos, sobram compromissos e faltam horas pra que possamos dar conta de tudo.
Então como fazer pra que tenhamos mais tempo pra dar conta do recado (de todos os recados)?
Como ter mais tempo pra se dedicar a tarefas prazerosas, com amigos, familiares e, principalmente, com nós mesmas?

Aqui vão algumas dicas que procuro por em prática no meu dia a dia. 
São sugestões tanto pra mulher que trabalha fora de casa, quanto para aquela que trabalha em casa e que muitas vezes trabalha até mais, mas que é pouco reconhecida.

Organizando o tempo, organização


Delegue tarefas
Lembre-se, você não é o ser mais imprescindível da face da Terra, peça ajuda, mesmo que você ache que ninguém vai fazer uma tarefa como você faz.
Deixa de ser neurótica e delegue tarefas!!
Tenha paciência e ensine às pessoas que estão com você como é que as coisas devem ser feitas, se precisar, faça roteiros, cronogramas, letreiros e avisos, mas, larga mão de tentar fazer tudo sozinha.

Estabeleça prioridades
Ponha tudo no papel, compromissos pro dia e pra semana. Faça uso da boa e velha agenda de papel, do calendário do celular, post it (bloquinho de papel amarelinho com adesivo de fácil remoção), aviso na geladeira, vale tudo pra se organizar e não deixar nada em atraso.

Tenha foco
Dê atenção a uma tarefa de cada vez e estando trabalhando nela, concentre-se, não fique pensando em outros compromissos que ainda estão por vir, deixe de lado outras distrações como TV, internet, conversas paralelas... uma coisa de cada vez, com total dedicação e foco.

Aprenda a dizer “não”
Não tente abraçar o mundo com as pernas. Quando você sentir que é capaz de dar conta de outros compromissos, tudo bem, mas se ver que isso vai além das suas forças, ou que vai ter que sacrificar o lado pessoal, familiar ou até profissional, não tenha vergonha de dizer “não, eu não posso”.

Organizando o tempo, organização

Inclua na sua lista de tarefas um tempo só pra você, seja pra ir ao cabeleireiro, fazer as unhas, drenagem linfática, uma caminhada, ler um livro, ver filmes que te dão prazer, ir ao cinema, sair com as amigas, namorado, marido, filhos e um tempo até pra você não fazer nada, mesmo que sejam 30 minutos numa semana.

Procure reservar 10 minutos do domingo pra organizar sua semana.
Tenha em mente fazer as coisas mais chatas em primeiro lugar, principalmente quando estiver com a cabeça mais fresca, então faça as tarefas complicadas antes das mais fáceis.

Há inúmeros blogs e sites que dão dicas sobre como otimizar o seu tempo e foi numa dessas andanças pela internet que eu abri mão de ver tv a noite, não assisto mais novelas e só paro pra ver os filmes da noite quando é algo que eu quero muito assistir, caso contrário uso este período pra tomar um banho sem pressa, passar tranquilamente um hidratante no corpo, um creme específico pro rosto, ler tranquilamente meus livros que eu adoro e blogar.

Aprendi também a concentrar algumas tarefas, ou seja, aproveitar o tempo.
Por exemplo, para algumas atividades dos filhos, escolho o mesmo dia da semana, assim, deixo um filho no inglês e logo em seguida vou com a filha pra natação, terminou a natação, fico esperando o filho sair do inglês, concentrando em 2 dias da semana, após meu horário de trabalho, com isto me “sobram” 3 dias após o expediente sem outros compromissos fixos.

Ser mulher nos dias de hoje não é uma tarefa fácil, mas com um pouco de organização e alguns ajustes na rotina sempre é possível ter mais qualidade de vida.

Beijos!! 


14 comentários:

Myriam disse...

Uma coisa que já faço há alguns anos é delegar as tarefas, antes eu achava que ninguém iria dar conta das coisas que eu faço( na verdade não dão mesmo..kkkk) mas eu dei a vara e ensinei a pescar, agora é com eles! kkkk

Luciana Aragão disse...

ser mulher hoje não tá FACEO! rsrsrs mas brincadeiras a parte eu sou daquelas que não sabe dizer não! E gosto de abraçar tuuuuuudo! rsrsrs

bjs

Ana Pierri disse...

Ola Neli.
Verdade menina o tempo anda curto mesmo., mas suas dicas são valiosas essa de não ver tv a noite é otima, quando consigo é nesta hora que bato um bolo, faço um artesanato.
Bj.

Ana Pierri disse...

Ola Neli.
Verdade menina o tempo anda curto mesmo., mas suas dicas são valiosas essa de não ver tv a noite é otima, quando consigo é nesta hora que bato um bolo, faço um artesanato.
Bj.

Ana Pierri disse...

Ola Neli.
Verdade menina o tempo anda curto mesmo., mas suas dicas são valiosas essa de não ver tv a noite é otima, quando consigo é nesta hora que bato um bolo, faço um artesanato.
Bj.

Rosana Remor disse...

Eu ainda tenho dificuldades em delegar tarefas...eu trabalho com uma professor nova, que acabou de chegar na escola, tenho muita dificuldade de pedir à ela para fazer alguma coisa...acabo dando tudo pronto!Acho que é medo de que ela faça errado e terei vergonha de falar...bjs1

Adriana Balreira disse...

Esse negócio chamado tempo é mesmo coisa séria! Eu ainda estou aprendendo a dizer não! E delegar tarefas nem me fale...rsrs... Mas gostei das dicas. E para quem é mãe tem mesmo que solucionar os horários dos filhos assim como vc disse
Beijos
Adriana

Mª Fátima disse...

É verdade Neli, a foto é bastante parecida rsrs... Adorei este post, preciso pôr muita coisa em prática. Bjs e ótimo domingo

Re Batista disse...

Oi Nely!
Veja lá o post atualizado, do mosaico... você ganhou a revista!
Me envie seu endereço:
casacorpoecia@yahoo.com.br

Beijos

monik e suas artes ventura disse...

Olá Neli,
Amei o post, procuro fazer assim mesmo, tiro sempre tempo para mim, mas graças a Deus meus filhos estão homens, e o trabalho é menos, eles vão sozinhos para a universidade... Mas sempre temos preocupações.
Obrigado pela sua visita , deixo um abraço e um beijinho com desejo de um feliz fim de semana.

Carol Vieira disse...

Neli, ameei o post.
Eu sou bem organizada com horários e dizer não é algo que aprendi desde criança. Gosto de ter meu tempo .

Além da correria do dia, não abro mão de fazer academia, parar para as refeições, tomar um café a tarde, fazer minhas unhas e ler um bom livro.

Para a gente se doar para alguém e fazer as coisas com amor, devemos primeiro cuidar de nós mesma, estar bem conosco...

Beijos e uma linda semana. :o)

Chris Ferreira disse...

OI Neli, as dicas de organização do tempo são ótimas. É fundamental delegar, priorizar, ter foco e planejar folgas.
beijos
Chris
Inventando com a Mamãe

Lia Gloria disse...

Neli, ultimamente ando muito atarefada, e tenho ficado um pouco estressada, e vez ou outra fico um pouco deprimida com isso.
Tenho dificuldade em dizer não, delegar tarefas, e perco o foco com muita facilidade. A internet me tira o foco, e isso me deixa com uma sensação terrível de 'fraqueza'.
Vou salvar teu post e colocar nos favoritos para fazer uma releitura de vez em quando.

bjs

Eu que fiz... ou quase isso disse...

Oi Neli dicas ótimas, eu tb parei de assistir novelas a noite, de vez enquanto até assisto um capitulo, mas nada que me prenda todo dia naquilo, estou procurando fazer algumas limpeza pesada na quinta e sexta a noite, para que meu sábado seja menos carregado e eu não me fruste por não ver tudo limpo, ja que com criança em casa sozinha fica difícil.
esta parte de delegar parece que estamos voltando ao normal, marido tinha parado de ajudar e pedir ajuda so rolava brigas, agora parece que ta rolando uma parceria espero que continue assim eu fico mais contente e me sobra tempinho para fazer as coisas que amo.

bjs

 
Caprichos by Neli © - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Onze Web.