Como despertar o gosto pela leitura nos filhos


Minha saga para que meus filhos tomem gosto pela leitura iniciou há 13 anos, quando meu filho mais velho nasceu.
Livros infantis sempre foi uma constante em nossa casa, seja para leitura, seja para que eles brincassem, rabiscassem ou até rasgassem, queria que o livro fizesse parte do universo deles, de forma natural.

Aqui em casa trabalhamos com extremos bem opostos...eu sou uma devoradora de livros e de leitura de um modo geral, já meu marido não curte leitura, um livro em suas mãos, nem pensar.
Então, é com esta realidade que meus filhos convivem. Deixo que eles me vejam lendo no quarto, que é meu cantinho da leitura, mesmo que isto me atrapalhe na maioria das vezes.
Livros, livros infantis
Na escola, acho que é a partir da 4ª série (ou o atual 5º ano), que eles tem que ler 4 livros no ano, ou seja, 1 por bimestre e tem prova do livro valendo nota. Compramos um único livro, que é o 1º que será lido, depois eles vão trocando no decorrer do ano e no final o livro do início do ano é devolvido pra criança, pois, este é dela. Acho uma forma inteligente e econômica de difundir a leitura, além de já ensinar a criança a fazer a troca de livros.


Livros, livros infantis
Mas qual não foi minha surpresa e alegria, quando meu filhote pediu pra que eu comprasse outros livros.
Pediu pra que comprasse Diário de um Banana. Leu gostou e já comprei o 2º da série.
Ele é um menino do seu tempo, passa muitas horas em jogos no computador, jogando a distancia com seus amigos e falando ao mesmo tempo com eles pelo Skype, quando não está on line, está em um dos seus vários video-games ou no tablet, então, é possível inserir o mundo da leitura no universo de um jovem que curte jogos e o mundo virtual.


Livros, livros infantis, caprichos by Neli
Aqui está um dos livros obrigatórios da escola.
O próximo passo é diversificar e continuar comprando livros, mais uma despesa mensal, mas está eu tenho o maior prazer em tê-la.


No post Ler ou não ler? Eis a questão! abordo o tema dos livros "da moda", dos mais vendidos.
Quais livros que eu li, nos últimos tempos? Veja alguns deles AQUI.

Beijos!!


9 comentários:

Janaína Campos postou o comentário número:

Oi Neli,
que ideia bacana esta da troca do livro na escola. Mais instituições de ensino poderiam se inspirar e fazer também.
Meus filhos também gostam muito de ler. Aqui em Londrina a leitura é muito incentivada nas escolas.
Abraços,
Jana =)

Adelaide Araçai postou o comentário número:

Aqui quando comecei esta árdua tarefa de estimular a leitura, como meu marido não conseguia ler 1 livro, fizemos assinatura de uma revista de carros, então na hora da leitura sentavamos os 3 para ler. E já li estes livros e adorei. Diga-se de passagem eu sempre leio junto (os mesmos livros) da minha filha
Abraços

Rosana Remor postou o comentário número:

Oi querida mãe nota mil!!Eu leio muito, leio tudo, minha filha é igual...mas meu filho...só livros técnicos da faculdade, nada mais.Sempre li e sempre o incentivei a ler, mas fracassei...meu marido só lê jornal, uma lástima!Meus alunos adoram ler e "Diário de um banana" , veio para atender o gosto dos meninos e fazer com que gostem de ler.As meninas leem muito.Eu os levo a biblioteca uma vez por semana e dou o exemplo, sento e leio,eles me olham e fazem o mesmo, pois a professora é modelo.Parabéns por sua luta para fazer seus filhos gostarem de ler,nunca desista!E parabéns à escola deles!Uma ótima ideia!bjs.

Fabiana Tardochi postou o comentário número:

Oi querida Neli!

Aqui em casa meus dois filhos são devoradores de livros assim como eu. Meu marido lê, mas não com a mesma velocidade que nós 3.
Livros são comprados com prazer por aqui.
Na escola do caçula são obrigatórios 4 livros mas não existe esse esquema de trocas. Tenho que comprar os 4. Depois acabo doando para minha vizinha que tem o filho na série abaixo.

Boas Festas, e que 2014 seja de muita paz, saúde, sucesso e realizações

Um beijo

M de Maria Ateliê postou o comentário número:

Oi Neli,
Hoje em dia são muitas as possibilidades de livros legais para criar o gosto pela leitura desde cedo.
Meu sobrinho já leu todos da coleção 'O diário de um banana'.

Ótimo Natal e um super 2014!
bjs

Aaliyahrj postou o comentário número:

É com muito amor e carinho que venho, através desta pequena mensagem, desejar que você e sua família tenham um feliz e belo Natal e um 2014 maravilhoso e cheio de alegrias.
Mil beijos

carla cristina artesanatos postou o comentário número:

Ola!!! Aqui em casa é assim tambem!!! Eu amo livros mas meu marido nem pensar.Meus filhos gostam tambem puxou pra mim rsrsr .Quanto mais leio mais quero ler. bjos Boas festas pra voce e sua familia .

Liliane de Paula postou o comentário número:

Diário de um Banana, é muito bom, até para adultos, Neli.
Dei de presente e depois tomei pq o sobrinho não leu.

Anna Silva postou o comentário número:

Neli querida, primeiramente... Feliz Natal!!!!
Q seu dia seja de muita luz e alegrias bem juntinho da família.
Sobre a leitura... Eu sempre li muito. desde pequena sempre fui viciada em leitura e nas férias lia minha cota do mês logo na primeira semana. Hssss
Estimular a criançada de hoje em dia é tarefa difícil, mas com carinho e dedicação sempre é possóvel.
Ainda não tenho filhos, mas sempre q posso estimulo meus sobrinhos a ler ou ver um livro. São 4 crianças, mas 3 deles com menos de 2 anos; assim, leio para eles fazendo cara e bocas e acho q eles gostam. Hssss
Bjokas e q 2014 seja um ano de muitas leituras para tds nós. ;D