Eu sou sonâmbula

26 maio 2013 |

Sonambulismo

O sonambulismo é um transtorno do sono em que o cérebro acorda de forma desequilibrada, caracteriza-se pela alteração de comportamento durante o sono. O sonambulismo também é chamado de "parassonia".
Sua causa ainda é desconhecida, porém há tratamento quando o quadro é grave e coloca em risco a segurança do paciente.
É mais comum na infância e costuma desaparecer na fase adulta.
Na infância este fenômeno está relacionado ao amadurecimento do cérebro.

Por causa do desajuste, o sonâmbulo consegue se lembar onde ficam os cômodos e móveis da casa, mas, geralmente não se lembra no dia seguinte o que fez durante a noite.


É comum o sonâmbulo agir com os olhos abertos, porém com movimentos mais lentos para se equilibrar e se localizar no quarto.

Sonambulismo

Eu sou sonâmbula, mesmo depois de adulta o desajuste permanece (ou será que meu cérebro ainda não amadureceu, rsrs).
Meu sonambulismo nunca me trouxe maiores complicações, por isso, não fui atrás de tratamento, levo numa boa.

Já passei por várias situações interessantes, que renderam e rendem até hoje boas risadas e já faz parte daquelas estórias de família.
Já arrastei cama pro meio do quarto...
Em outra ocasião, deitada na cama debaixo de uma beliche, eu movi o estrado da cama de cima e ele ficou fora do encaixe, com um detalhe, minha cunhada estava dormindo na cama de cima e não percebeu nada.
Já casada, eu me levantei fui pro quarto de hóspedes e ainda tranquei a porta, mas levei junto meu cobertor, pois posso ser sonâmbula, mas não sou besta de passar frio, né?
Teve outra vez que eu acordei pela manhã e um porta retrato de vidro que tenho no quarto sumiu, acordei marido e ele nada sabia, quando fui ao banheiro lá estava o porta retrato, perfeitamente colocado no chão.

Aproveito pra desmistificar que não há problema algum em acordar um sonâmbulo, em plena crise, ele não irá morrer, isto eu garanto.

Eu sou sonâmbula, e você?

Fonte:

Beijos!

13 comentários:

Ana Pierri disse...

Ola Neli, boa noite.
Eu não sou sonambula, durmo pouco e pesado., não acordo com barulho, acho que tô ficando surda (kkk).
Bjs. bom final de semana
Ana Pierri

Adelaide Araçai disse...

ok você venceu! Temos mais isso em comum.
Aos 16 anos morando em um pensionato levantei tranquei todas as portas e limpei a cozinha com um bife. Nem preciso dizer que todos trancados achando que eu estava surtada...foi complicado
Sentar, falar, levantar e chego até a sair de casa, voltar e deitar como se nada tivesse acontecido. É tão distante uma ocasião da outra que também nunca fui atras.

Detalhe:? Minha filha também é.

Abraços

Namizinha disse...

Menina que loucura.
Sabe que eu era sonâmbula quando criança,pelo menos assim dizia a minha mãe...rs
Dizem que colocar uma toalha úmida do lado da cama ajuda...pelo menos a pessoa pisa e acorda....kkkk
(assim se espera né, que a pessoa de fato acorde mesmo..rs)
Bjinhos e um bom final de semana pra ti.

deiabelmonte disse...

Oi!!!
Não sou sonambula mas durmo com um.
Já coleciono um monte de histórias dele.
Moramos numa casa em que tinha goteiras na sala inteira (a dona mandava arrumar mas cada vez mais parecia piorar)numa noite começou a chover e eu pensei vou acordar ele para arredarmos os móveis e tirar o tapete,quando me viro ele não estava na cama. Estava na sala tinha tirado tudo da sala e de rodo na mão puxava a água pra fora. Conversamos e ele me disse 'vai dormir que eu cuido de tudo',eu fui. No outro dia ele acordou viu que estava tudo limpinho que era só colocar as coisas no lugar,veio correndo me acordar e perguntar o por que de eu não acorda-lo pra ajudar,comecei a rir.
Beijocas

Maitê Rodrigues disse...

Oi, Neli!!
Menina, que situações, heim? Ainda bem que vc não sai de casa, né? rsrsrs.
Nunca tive problemas de sonambulismo, mas falo muito durante o sono... às vezes até brigo mesmo com alguém, e acordo gritando...coisas do subconsciente...
Espero que vc nunca tenha problemas com isso...
Excelente semana!!!
Bjs.
Maitê Rodrigues - www.ateliedamaite.blogspot.com

Janete disse...

Juraaa!!!! Olha eu nunca convivi com um sonambulo, minha irmã as vezes levantava na cama e começava a conversar, (não sei se isso é sonambulismo)... era bem engraçado (hoje, na epoca eu tinha medo)... ela até respondia perguntas...kkkk, mas não chegava a fazer coisas... levantar nada disso... mas são coisas bem estranhas...e eu tbm não acordava ela, pq diziam que não podia... mas eu dava boa noite pra ela depois de uma boa conversa e ela deitava e dormia de novo... e eu que perdia o sono..kkkkkkkk

Adriana Balreira disse...

Ainda bem que vc é uma sonâmbula inteligente e que não passa frio...rsrs... Mas não conheço nenhuma pessoa assim. MAs tenha cuidado para não sair de casa...
Beijos
Adriana

Fabiana Tardochi disse...

Oi Neli!

Não sou sonâmbula...mas tenho o sono muito leve, qq barulhinho já estou de pé rs

Um beijo e boa semana

Cíntia disse...

Olá, Neli. Não sou sonâmbula e nem conheço alguém na família que seja.Gostei de conhecer mais um pouquinho sobre vc, bjs.

Cibelle Leite disse...

Neli que coisa, estava pensando sobre isso agora, preciso levar meu filho no medico ele anda pela casa e grita muito, estou ficando preocupada, depois te conto como foi, bjs

Lia Gloria disse...

Cruzes, és sonâmbula?! nunca conheci um sonâmbulo. quando eu era criança, era doida pra ser kkkk tinha tanto mito ao redor, que eu achava bacana.

Ri muito imaginando tu arrastando a cama pro meio do quarto kkkkk

Fui!

Ah, se um dia vieres ficar aqui em casa, vou te trancar no quarto de noite rsrs

bjs

Casa da Rê etc e tal... disse...

Bom, acho que se eu fosse já ia saber kkkkkkkkkk
Quando eu era criança já até cheguei a levantar da cama meio dormindo, essas coisas, mas uma coisa que faço muito até hj (marido sempre comenta) é que eu falo dormindo, e como estou dormindo nunca me lembro e ele fala que eu sou doida mesmo kkkkkkkkkkkk
bjs

Anônimo disse...

Kkk. Ola eu falo muito dormindo mais acho que sou sonanbula morava em um pensionato e uma vez levante e comecei a seguir a dona ela ia eu tbm ia ela vinha eu tbm vinha kkk

 
Caprichos by Neli © - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Onze Web.