Como melhorar suas fotos

22 agosto 2011 |
Desde que descobri o mundo dos blogs, aprendi muitas coisas sobre casa, decoração, família, casamento.
De tantos aprendizados um que fica bem evidente é a qualidade das fotos que tiro atualmente.
Eu observava em vários blogs como as fotos eram bem tiradas e sabia que ali não tinha, necessariamente, uma câmera  top de linha, mas o que fazia a diferença era a "pecinha" que fica atrás da câmera, ou seja, o fotógrafo (a).
Um dos blogs que mais me chamou a atenção foi o Dona Amélia, da Paty. Em seu blog ela tira fotos belíssimas, e nas matérias sobre culinária mostra suas criações sempre por um ângulo diferente, foi a partir daí que me vi motivada a melhorar minhas fotos, mesmo sem frequentar um curso ou ter uma câmera profissional.

Esta foto é uma das muitas que mostrei na postagem

Além de observar, tirar inúmeras fotos usando diversas configurações e ambientes com luzes diferentes, eu também procuro ler bastante sobre o assunto e uma matéria que gostei, até por ter uma linguagem acessível foi esta:

1- Enquadramento
Tente fugir do clichê de colocar o assunto sempre no meio da foto.
Deslocar o objeto principal da imagem pode fazer toda a diferença para deixá-la mais interessante.

2- Flash desnecessário
Uma das coisas mais complicadas na fotografia é aprender a usar o flash de forma correta. Usar um flash muito em cima pode deixar a foto toda clara e muito longe, escura.
Lembre-se que o flash tem um alcance limitado, de normalmente 3 a 5 metros, às vezes um pouco mais. Não adianta deixar o flash ligado em uma foto onde o foco é um objeto a 30 metros.

3- Flash necessário
Um ambiente escuro não é o único lugar onde o flash é um acessório necessário. Em uma foto contra-luz, por exemplo, o flash pode ser usado como preenchimento.
Quando você for tirar uma fotografia de alguém com uma fonte de luz ao fundo, como o sol, por exemplo, você pode notar que o sol vai ficar brilhante e somente a silhueta da pessoa vai aparecer. Neste caso o flash irá suprir a falta de luz, deixando ambos visíveis.



4- Cuidado com o fundo
Tenha muito cuidado ao selecionar o local onde você vai tirar um retrato. A escolha do que aparece ao fundo é tão importante quanto o que vem em primeiro plano.
Cores vibrantes, linhas e outros objetos podem interferir ou tirar a atenção do foco. Um erro engraçado, porém muito comum, é tirar foto de uma pessoa em frente a uma árvore onde os galhos parecem formar chifres sobre sua cabeça.

5- Retratos 
Aproxime-se. Quando o assunto é uma pessoa, o que se quer mostrar é, oras, a pessoa. Não tenha medo de chegar perto. Se quiser, pode até cortar um pouco da parte de cima da cabeça. A esta distância é possível reparar em detalhes como sardas e cílios. O que não pode acontecer é aquele monte de nada em volta e um pequeno sujeito no meio.

6- Olhe nos olhos
Tire fotos na altura dos olhos da pessoa. Para tirar foto de criança fique de joelhos, sente, atire-se no chão. Faça o necessário para ficar ao nível dela.



7- Fotos verticais
Muitos assuntos exigem uma foto vertical. Se o foco tiver mais linhas verticais, como um farol ou uma escada, vire a câmera.

8- Aproveite a luz
Não há luz mais bonita que a luz natural do sol. Sempre que puder, aproveite-a. Posicione-se de forma a deixar a fonte de luz à suas costas, aproveitando a iluminação. 
A luz difusa de um dia nublado é excelente para realçar cores e suavisar contornos, sendo excelente para tirar retratos.
É preciso muito cuidado ao usar o flash. A luz dele, além de forte, tem uma cor diferente a do ambiente. Uma luz dura vai deixar rugas e imperfeições muito mais aparente. Já notou como sempre se fica feio em foto 3x4? Eis a resposta.



9- Cor
A maioria das câmeras digitais vêm com controle de cor, ou white balance. Esse controle de cor faz com que o branco seja realmente branco sob determinada fonte de luz. Mas as configurações pré-selecionadas da câmera nem sempre são as mais indicadas para quem quer fidelidade .
A configuração para dias ensolarados, normalmente indicada por um pequeno sol, dá um tom mais amarelado às fotos. Essa tonalidade dá uma sensação de calor e afeto, tornando a foto mais interessante sob determinados aspectos.
Experimente bastante o controle de cor até acertar o que mais se adequa ao que você quer.

10 - Experimente
Não há melhor dica do que esta: experimente. O segredo da fotografia está na tentativa e erro. Leia o manual da sua câmera, para saber tudo que ela é capaz e tente todas as configurações possíveis
A fotografia é muito subjetiva, não há regras. O mais importante é aprender a dominar a luz e sua câmera, para depois fazer o que quiser.

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/

Meus amigos, também quero aproveitar para divulgar o sorteio de 2º aniversário do blog Janela do Sonho, da Janne, é um sorteio sem aquelas exigências mirabolantes, basta um comentário, passa lá!

Bjs♥

39 comentários:

Lu C.Y. - Babalu disse...

Adorei, amiga! realmente tirar uma foto bonita não é tão fácil assim... mas com pesquisa e testes a gente consegue! as suas estão show! lembra que comentei da foto do tucano? kkk.
Adorei ler esse artigo!
Beijos

Flaviane Koti disse...

Olá Neli,
já acompanho seu blog há um tempo, sem deixar comentários, por timidez mesmo.
Bom, achei super legal as dicas sobre fotos. eu, às vezes tenho preguiça de tirar foto de todos os trabalhos que faço, pois implica tempo, certa produção, luz certa, etc.
Buscar novos ângulos, outras perspectivas é interessante, vou tentar aplicar nas próximas fotos.
Bjs e ótima semana.

Déia disse...

Oi Neli.
Adorei as dicas.
Acredita que não sei tirar o flash da minha máquina, perdi o manual e nao sei fazer isso, sofro demais,hehe
Vou tentar observar suas dicas e ver oque consigo melhorar, assim é claro que descobrir o botão do flash, hehehe
Obrigada,
Bom dia

Luciana Aragão disse...

Olá Nely,
Suas dicas são bacanas. Eu mesma não sei tirar uma foto bonita, eu tento...rsrsrs mas sou péssima fotógrafa e quero muito melhorar a qualidade delas, digo fazer uma foto realmente bonita e que não seja muito pesada porque não gosto de abrir blogs que tenham imagens muito carregadas..acho um saco ficar esperando muito tempo uma fotografia abrir...
valeu pelas dicas mais uma vez.
beijos e boa semana.

Dona Amélia disse...

Oi frô!
Olha eu mais uma vez toda cheia aparecendo aqui. rs Você me coloca em um patamar muito alto para as minhas modestas fotos, viu! Mas fico imensamente feliz que ela tenha lhe inspirado a também se informar mais e buscar novos recursos pra caprichar nas tuas fotos!
Essas dicas são mega úteis, pra muitos parecem até simples demais, mas aí é que está o segredo, não?! ;oD

Um xêro enorme, bonita!
Paty

Elaine Canha disse...

Ótimas dicas!

beijos e boa semana!

Edna disse...

Neli qtas dicas boas.... vou tentar por em pratica.. tiro umas fotos horriveis... kkkk bjs Edna

Bia Jubiart disse...

Excelentes toques!

Nely, nem precisa hoje ser máquina profissional para se tirar fotos, o grande problema é que a maioria não ler o manual de instrução, eu era assim, de tanto o maridão pegar no meu pé, leio tudo e peço orientações p/ ele. A maioria das minhas imagens são autorais, e não mexo na imagem original, com brilhos, luminosidade etc. A autencidade das coisas como elas são, é o essencial.

Uma big semana p/ vc! As suas imagens estão 1000!

Beijoooooooooo

Margareth Gervason disse...

ADOREI SEU POST SUPER DICAS, SOU AUTODIDATA MAS VOU APRENDENDO..OBRIGADA

ÓTIMA SEMANA
BEIJOS COLORIDOS!

Anita disse...

Super dicas, amo fotografar.

José Sousa disse...

Querida Neli!
Vim te ler e vesitar para te deixar um grande beijo e desejar uma semana feliz. Adorei este texto! Sabia que o meu ovi preferido é tirar fotos? Tenho milhares de lindos lugares de Portugal!

Mery Vale disse...

Oi Neli,
amei as dicas...brigadão por compartilhar conosco...sempre digo:vivendo e aprendendo sempre!
Beijokas,
Mery

Telma Maciel disse...

Neli, são ótimas as dicas!!! Já tinham me pedido pra dar umas dicas, mas sou ruim pra organizar as ideias e dar dicas assim... mesmo tendo sido monitora de fotografia durante um semestre na faculdade! Eu AMO fotografar e a última dica é realmente a melhor: EXPERIMENTE!
Foi ótimo esse post!
Beijo grandão!!

Paula...(Cotidiano de uma Amig@) disse...

Nem sei o que falar da minha máquina, ela é péssima! De verdade! Já vi até no site do fabricante...quantas reclamações!! Para ter uma foto + ou -, tenho que tirar umas 20, é cansativo demais! Adorei as dicas, anotei algumas.

Linda semana querida!! Beijosss

rose disse...

Adorei a sua visita amiga!!! Adorei sua s dicas bjusss o´tima noite!!!!

Rosana Remor disse...

Sugestões anotadas!!Adorei aprender mais!bjs!

Cíntia disse...

Olá Neli!Ótimas dicas sobre fotografias, eu sou uma que estou na tentativa e erros :)
Essas suas fotos ficaram belíssimas,parabéns.
Boa semana amiga,bjs.

Alessandra Rigazzo disse...

Sempre amei fotografias!
Sabe aquelas em que dá pra ver a alma de uma pessoa, a cultura de um povo, o sabor de uma comida, a emoção de uma situação....amo.
Minha máquina tem algumas funções, Mas, confesso que gostaria de não ter que mexer nelas..rsrsrs
Suas fotos estão excelentes, aquela do arroz ali em baixo dá até pra sentir o cheiro.
Parabéns!

bjo

Ivonete disse...

olá Neli!
Boas dicas amei!
Obrigada pelas palavras carinhosas, e pela visita !
beijocas!!!

Ivonete disse...

olá Neli!
Boas dicas amei!
Obrigada pelas palavras carinhosas, e pela visita !
beijocas!!!

Ivonete disse...

olá Neli!
Boas dicas amei!
Obrigada pelas palavras carinhosas, e pela visita !
beijocas!!!

Ana Pierri disse...

Ola Neli,boa noite.

Como sempre as dicas são preciosas.

Te desejo uma otima semana.

Ana Pierri

Cibele Leite disse...

Neli, as dicas são ótimas...
Estou sempre tentando melhorar minhas imagens.
Amiga, a tatoo no pé é muito dolorida, mas a minha foi bem rápida, colocar pircieng transversal na orelha doí mais, rsrsr



Um super beijo

Lu disse...

Oi Neli,bom dia!!!
Que maravilha de dicas,eu sempre tiro varias para escolher uma melhorzinha rs.
Beijo Lu

Lia Gloria disse...

Obrigada pelas dicas Neli. Aqui em casa rola até estresse na hora das fotinhas. Vou mostrar pro meu marido essas tuas dicas e ele vai ter que dar a mão à palmatória(rs), bjs

Geh*** disse...

Olá miguxa!!! Por problemas técnicos tive que refazer meu blog, gostaria muito de sua companhia novamente e aproveita pra comentar meu último posts, uma grande troca de informações.

B-jokas

Margareth Gervason disse...

Obrigada quelida pelas visitas!
E eu continuo a tentar melhorar minha fotso!
Obrigada
Ótima quarta
Beijos coloridos!

Liliane de Paula disse...

Tudo isso a gente aprende nos curso de fotografia que fiz e que continuo estudando. Mas, as vezes, a pressa atrapalha(não devia).

Marúzia disse...

Olá Neli! Adorei estas dicas, bem como a Blogagem Coletiva Esmaltes e Sapatos. Com certeza me serão muito úteis!
Obrigada pela visita.
Beijos.

Cissa Branco disse...

Neli,

Suas fotos estão caprichadas. eu já desisti dessa arte, embora adore e já tenha promovido vários concursos e cursos de fotografias, não levo jeito, tremo, perco o foco, um amigo diz que é porque eu não consigo parar quieta e me concentrar, será?
Adorei o seu coment, realmente um retorno, mesmo que esporádico é delicado e demonstra valorizar os amigos. Eu mesmo estou sem tempo para visitar as amigas, mas sempre que elas me visitam faço questão de retribuir, não libero o comentário até encontrar tempo para isso, acho fundamental essa integração e me culpo constantemente por não ter mais tempo para dedicar ao blog e as amigas.
Grandes beijos

david era uma vez... disse...

Ola Neli!!

Otimas ideias e dicas!!
Estava pensando... como é bom ter maquina digital, pois a gente consegue rapidamente achar os erros... Basta lembrar que antigamente, alem de demorar muito tempo pra sabermos a caca que a gente fez... saia caro a burrada!
Sem contar que a gente até esquecia como tinha feito pra dar certo ou errado... nossa como a gente sofria.. agora é tudo tão imediatamente facil de aprender!!!

Beijos

Pepa disse...

Neli, quantas dicas maravilhosas ??

Eu ainda tenho que aprender muito nesse ramo, como vc diz, a pecinha atrás da máquina é uma lástima, rsrsrs
Mas sabe o que é ? As vezes depois de cozinhasr dá uma preguiça de tirar fotos !!
Preciso contratar um profissional, rsrsrs !!!

Bjus 1000

Ana Pierri disse...

Oi Neli.

passeando na net vim te desejar um bom dia.]
bjs.
Ana Pierri

Dama de Cinzas disse...

Adoro fotografia. Teve uma época da minha vida que me dediquei bastante a isso e suas dicas são super válidas.

Hoje em dia me dedico mais a ficar em frente a câmera... rs... adoro pousar para fotos...rs.

Obrigada pela visita!

Beijocas

Mimu's Da Mônica disse...

Conheci seu blog através do Tacho da Pepa...
Adorei as dicas e copiei a receita do arroz carreteiro, parecece bommmm.

Begin

Nárriman disse...

Neli, muito interessante seu post com essas dicas. Também admiro fotos bem tiradas e procuro aprender, mas acho que realmente presicava de uma outra máquina melhor.
Amanhã estou pretendendo publicar um post sobre esse assunto e vou linkar seu post, ok?
Bjs!

Pepa disse...

Oi Neli, é a Vi, quem tira fotos aqui é a Pepa, eu gosto de mexer no Photoshop, mas para isso as fotos devem ter boa qualidade.
Fiz uma caixa de fotos que a Pepa viu um pap na net, chama mini estúdio para fotos, e realmente a qualidade melhora muito, pois dá para controlar a iluminação.
D+ o artigo, preciso prestar atenção no flash.
Beijos,Vi

Καλλιόπη . . . disse...

Oi Neli, seja muito bem vinda!! ^^
Obrigada por participar e boa sorte pra você no sorteio...

=D

Bjuss

Maitê Rodrigues disse...

Oi, Neli!!
Haja tempo pra gente aprender tanta coisa interessante, né? Ah, fotografia bem tirada é td de bom. Já pensei em fazer um curso, mas nunca priorizei; mas digo uma coisa, depois q descobri o Photoscape, percebi que podemos fazer maravilhas com ele, até mesmo melhorar uma foto não muito boa. Vc já conhece? Dá pra baixar de graça... Bjs.

 
Caprichos by Neli © - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Onze Web.